quinta-feira, 7 de abril de 2011

Curso de Violão Brasil On-line - A postura do instrumentista

   Os violonistas clássicos preferem um apoio para os pés, de forma que a perna esquerda fique levemente levantada, para apoiar a caixa do violão, esta técnica permite ao instrumentista maior liberdade para a execução dos acordes em toda a extensão do braço. No violão popular, o que deve ser observado é a inclinação do violão, pois inicialmente tendemos a deitar o violão de boca para cima para ver se os dedos da
mão esquerda estão colocados nos lugares corretos, enquanto que o melhor a se fazer é, manter o violão com a boca virada para frente e não para cima, isto evita que o executante tenha que fazer muito esforço para tocar os acordes, o ideal é que o executante já comece a se acostumar a não olhar para as posições feitas pela mão esquerda e sim decora-las desde já, pois isso acontecerá, quer queiramos ou não, automaticamente. Quanto a perna que se deve apoiar, ou se o executante deve tocar sentado em um banquinho com apoio para o pé ou se deve usar uma correia e tocar de pé, tudo isso fica ao livre arbítrio do executante.
 

Um comentário:

  1. Falando de Violão no Brasil, não podemos de deixar de citar o violonista Codó da Bahia.

    Foi professor de João Gilberto, Gilberto Gil, entre outros garndes.

    Segue o blog do artista, que é bem completo, contando toda sua história, fotos, depoimentos, links, músicas, partituras e etc.

    Viva Codó da Bahia!

    http://clodoaldobrito.blogspot.com/

    ResponderExcluir